#30- Alexandre Gonçalves – O que acontece quando responsabilizamos a vítima pela violência sofrida? | parte 2

Neste episódio,  Alexandre Gonçalves conversa com Elsie Gilbert, Stanley Marques e Dayana Almeida.

Ele é presidente e instrutor do Claves Brasil, cocriador do coletivo Eles & Elos, facilitador do projeto Luzeiro e é educador social com experiência na elaboração e condução de projetos voltados para crianças e adolescentes nas áreas de prevenção contra violência doméstica e violência sexual.

Veja algumas frases que destacamos:

Quanto mais autoritários são os espaços religiosos, quanto menos existem política de proteção, e  quanto maior é a cultura do silêncio, maior é a probabilidade deste espaço ser inseguro.

Para se incorporar cuidado e proteção na rotina da igreja, é preciso olhar a criança como sujeito de direitos, como um dos protagonistas da propagação da fé e considerar a criança e o adolescente como tendo o mesmo valor que qualquer outra pessoa da igreja.

A igreja precisa investir em formação, não apenas da equipe ou liderança somente, mas como igreja enquanto corpo de Cristo.

As instituições estão a serviço da vida humana. Mas, quando invertemos essa lógica e as vidas humanas são sacrificadas pelas instituições, temos o dever moral, ético e religioso de subverter as instituições. Foi o que Jesus fez com o sábado.

 

 

 

 

Notícias

Increva-se para receber nosso boletim quinzenal

Quero me inscrever!