#23 – Como lidar com o abuso sexual envolvendo membros da igreja em múltiplos espaços

Stanley Marques é pastor, educador social, ator e produtor de teatro infantil. Faz parte do Grupo de Referência de Proteção da Igreja da Família  e da Missão ALEF. Atua na coordenação voluntária do Oficina Social/Associação Abraçar.

Iniciou a sua caminhada de proteção na Visão Mundial/PDA Caminhos do Sol em Natal/RN , hoje faz parte da Rede Entrelaços de proteção aos direitos de sua cidade a 12 anos. Nesse período, tem fomentado a elaboração das políticas de proteção nas organizações e igrejas.

Stanley compartilha conosco um pouco de sua experiência no pastorado e a caminhada na promoção da proteção a criança e adolescente.  Nos ensina que elas devem ser protegidas não apenas no espaço eclesiástico, mas como rede, por diferentes pessoas da comunidade.

Destacamos aqui algumas falas:

“As próprias crianças me levaram para além dos muros e portas da igreja. Minha caminhada começa aí, olhando para a comunidade, vendo os espaços que poderiam ser transformados para dar acesso a criança, entendendo que Jesus também se faz presente nestes espaços.”

 

“Nós como igreja precisamos ter essa voz libertadora, que apoia, acolhe.”

 

“Em todo espaço preciso dar a boca e voz a quem não tem, dar vez a quem não tem vez.”

 

“A igreja não faz o trabalho sozinha, mas articulado em rede com diferentes pessoas da comunidade, assim essa articulação em prol da proteção gera frutos duradouros”

 

“Entendi que Jesus Cristo pode estar em todas as esferas da comunidade, a partir disso, voltei para a igreja e comecei a ampliar o ministério infantil a partir deste olhar, saindo das salinhas e alcançando as crianças da favela, dos bairros mais afastados.”

 

“Perguntam: “Você não tem medo de morrer?! ” Se for para tirar uma criança em situação de risco, devemos ir como ovelha muda ao matadouro, mas enfrentar.”

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to
Podcast

Or subscribe with your favorite app by using the address below

Notícias

Increva-se para receber nosso boletim quinzenal

Quero me inscrever!